ABS contrata mais três touros do Rancho da Matinha

Os touros já estão em quarentena na Central da ABS, em Uberaba (MG)

0
94
Caiapó - Armador x Mandarin (Foto: Divulgação)

Após revisão dos animais, foram escolhidos três garrotes exemplares que passaram a fazer parte da bateria Zebu Corte: Czar Mat, Caiapó Mat e Can Can Mat. Parceria com a fazenda Rancho da Matinha já completa 18 anos.

Leia também: Pecuaristas em Mato Grosso são os que mais pagam pelo abate

Os touros já estão em quarentena na Central da ABS em Uberaba e, em breve, terão sêmen disponível para comercialização. “São os três melhores garrotes da safra da Matinha. Selecionamos da forma mais rápida possível para oferecer o que há de mais novo e moderno. As reservas dos materiais genéticos já começaram”, comenta o gerente de Produto Zebu Corte, Gustavo Morales.

De acordo com Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha, os três exemplares representam o que há de melhor na genética já consolidada e reconhecida da fazenda.

“O Czar é um filho do Vokulo em vaca Playboy. É o recordista de todos os tempos para consumo alimentar, e demandou apenas 3,08 kg de matéria seca para cada quilo de peso ganho. Produziu e congelou sêmen aos 11 meses de idade, e já deixou na Matinha mais de 70 prenhezes de IA e FIV”, descreve, acrescentando, ainda, que o Czar foi avaliado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) como top 0,5% do grupo.

Em relação ao Caiapó, filho de Armador em vaca Mandarin, destacam-se características como carcaça espetacular, com costelas muito compridas e arqueadas. “Foi o número 1 da safra para rendimento e terminação de carcaça. Além disso, é filho, neto e bisneto de uma matriz super precoce, e foi avaliado pela ANCP entre o seleto grupo top 0,1%”, explica Luciano.

Can Can, destaca-se pelo seu desempenho notável nas avaliações intra-rebanho do Rancho da Matinha, incluindo em traços como a eficiência alimentar. “É um filho de Armador em vaca Backup, uma matriz super precoce que teve o seu primeiro parto aos 23 meses de idade. Can Can produziu e congelou sêmen aos 12 meses e também foi avaliado pela ANCP dentro do seleto grupo top 0,1%”, conta o proprietário.

Saiba mais em www.abspecplan.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here