Gelton Radin, da Bayer, explica a importância do tratamento de sementes

Tratamento de sementes representa a proteção inicial da lavoura

0
533

O plantio representa um momento essencial que determina os rumos da safra. Cada semente, seja de milho, soja, trigo ou algodão, carrega muita tecnologia embarcada capaz de fazer emergir uma planta saudável e produtiva.

Leia também: Embrapa apresenta inovações tecnológicas no Show Rural Coopavel

No entanto, assim que são depositadas no solo, as sementes logo começam a ser ameaçadas pelas pragas iniciais da lavoura. Cada ataque de inimigos como o percevejo representa um grande risco para a produtividade e para a rentabilidade do agricultor.

Ou seja: o tratamento de sementes representa a proteção inicial da lavoura. Por este motivo e devido à importância do assunto para os produtores rurais, o apresentador do RVTV, Daniel Dias, recebeu para uma entrevista na Unidade Móvel de Transmissão no Show Rural Coopavel o engenheiro agrônomo Gelton Radin, representante técnico da Bayer.

É fundamental que o produtor tome certos cuidados na fase inicial do plantio. O tratamento de sementes faz parte de um processo de manejo integrado, que viabiliza ao máximo o potencial produtivo das plantas, protegendo-as de uma série de pragas e doenças.

“Neste período de implantação do milho-safrinha, por exemplo, se o produtor perder algumas plantas logo no começo vai influenciar diretamente no seu lucro, o que pode comprometer o resultado de um ano inteiro. O tratamento de sementes vem garantir o potencial produtivo, além de favorecer um bom stand inicial no início de implantação da cultura”, completa o técnico da Bayer.

Na fase inicial da lavoura, o ataque de pragas e fungos provoca a má formação das plantas e a perda de produtividade. Por isso, a proteção das sementes é um passo muito importante para que o produtor possa iniciar bem sua lavoura, evitando tais riscos, assegurando boa plantabilidade e explorando o potencial produtivo da planta.

“O tratamento de sementes deve ser visto como um seguro. É um defensivo agrícola, com um know-how centenário da Bayer. Mas não é só isso: produzimos também a máquina de tratamento de semente, o corante, o polímero, além do serviço de assistência técnica e treinamento”, detalha Gelton Radin.

Na ponta do lápis, Gelton explica que o tratamento de sementes representa menos de 2% do custo total da implantação e custeio do milho ‘safrinha’, por exemplo. “Com isto, o produtor rural assegura 70% dos seus investimentos na lavoura”, finaliza.

Saiba mais sobre o tema em www.agro.bayer.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here