Conheça a tecnologia de automatização de bombas d’água

0
480

O avanço tecnológico é um processo inerente ao agronegócio. As novas técnicas otimizam processos de produção, ajudam a diminuir despesas e, por consequência, aumentam os lucros.

Um exemplo inovador é a automação remota de bombas d’água – ou chave-boia sem fio, como é normalmente conhecido.

A empresa Águia Rádio Comando desenvolve esse sistema, que ajuda homens do campo a terem uma gestão mais eficiente de seus reservatórios.

A automação das bombas d’água funciona da seguinte forma: uma antena transmissora do sinal é instalada junto ao reservatório.

Caso não haja pontos de energia elétrica nas proximidades, uma placa de energia solar é acoplada à base da antena, junto com o rádio transmissor.

Tudo isso é conectado à chave-boia, que fica no reservatório. O equipamento tem até 30 km de alcance e é regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
A dinâmica é simples: quando o nível de água do reservatório ficar baixo, a antena transmite o sinal para o receptor, instalado na sede da fazenda.

Ao lado do rádio receptor, a equipe técnica da Águia Rádio Comando instala uma lâmpada, que acende toda vez que receber o aviso – aí, é só ligar a bomba e esperar que a luz se apague. Também pode-se deixar o receptor ligado direto no painel da bomba, para automação sem intervenção total do homem.

“A vantagem da lâmpada é que, em casos de dias chuvosos, a bomba pode permanecer desligada, mesmo com a luz acesa”, explica Jorge Montalvão, diretor da empresa.

Foi em 2009 que Jorge teve a ideia de montar a empresa. Naquela época, ele pensou em um controle para automatizar esse processo – como uma espécie de controle remoto – mas ainda precisaria de uma pessoa.

“Devido a isso foi criada a chave-boia sem fio, onde todo o processo é automático dispensando a intervenção humana”, explica.

A empresa está localizada no município de Lins, no interior de São Paulo, mas comercializa seu equipamento para todo o Brasil, através do site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here