Top Farmers: perspectivas são positivas para futuro próximo

0
125

Elencar tendências, desafios, cenários e perspectivas para o agronegócio foi o grande objetivo do Encontro Nacional Top Farmers 2018, que aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro de 2018.

O evento reuniu produtores rurais de grande porte, em especial de soja, milho e algodão (propriedades acima de 5.000 hectares) e café (área de cultivo de 400 hectares ou mais). A equipe de reportagem da RVTV esteve no encontro (veja vídeo acima).

O segundo e último dia do Top Farmers 2018 – promovido pelo Grupo Conecta – começou com o diretor-presidente da SLC Agrícola S.A – Aurélio Pavinato – discorrendo sobre o tema “Evolução, Competitividade e Oportunidades para Agronegócio Brasileiro”.

Traçando uma linha histórica da evolução da agricultura mundial e brasileira, com base no crescimento da população e do desenvolvimento do consumo mundial de carnes e cereais, estabeleceu paralelo entre renda e consumo de alimentos, basicamente de proteínas.

Pavinato apresentou comparativo de 1977 a 2019, com indicadores de área cultivada, produção e produtividade, relacionados a evolução de área plantada de grãos – principalmente soja, milho e arroz em países como EUA, Argentina, Brasil e continente europeu.

Evento enfocou a força do agronegócio, a gestão do negócio e a sucessão (Foto: Guilherme Maganhato)

O Brasil apresenta resultados bastante significativos em todos os quesitos. Sua previsão é de que “o mundo, caso continuemos a crescer na produtividade, necessitará de mais 48 milhões de hectares em soja e milho. O Cerrado brasileiro é um bioma importante nesse cenário, e o Brasil deve continuar batendo recordes de produtividade em milho e soja, ao redor de 2,4%”, previu.

O CEO da Insolo Agroindústria, Flávio Inoue, deu sequência às apresentações com o tema “Os Desafios do Agronegócio”; cabendo a Guilherme Pessini – superintendente de Agronegócio do Itaú BBA – a reflexão sobre “Agronegócio em Crescimento – Novos Desafios Demandando Novas Soluções”.

Flávio Inoue, tomando sua empresa como modelo, apresentou a forma como evoluiu para a agricultura em larga escala, citando sinais claros e de fácil detecção pelo agricultor de que sua propriedade está crescendo, como “empresas oferecem programas de fidelidade e algorítimos proprietários, assim como bancos estrangeiros e locais oferecem dólares com juros em dólar”.

Já Pessini focou sua fala nos novos atores no mercado, como traders asiáticos, que funcionam como intermediários e “vêm mudando o jogo mundial”. Alertou para o fato de que novas fontes de financiamento requerem mais gestão, como ganhos em transparência, controle, governança, sucessão, planejamento orçamentário e gestão de riscos. A forma de financiar o agronegócio já mudou e vai mudar ainda mais e rapidamente, Não basta conhecer o gerente da agência, agora é preciso conhecer a linguagem do mercado”, alertou.

Destaque também para palestra sobre “Agronegócio na Relação Brasil – China”, a cargo de Charles Tang – presidente da Câmara Comércio Brasil-China – para quem a diferença de visão da economia por parte do Brasil e da China são divergentes, “mas a da China fundamenta sua ação de crescimento qualquer custo, e deu resultado”.

Veja também: Câmara do Comércio Brasil-China traz investimentos ao agro

Tang também destacou sua certeza de que, como a relação Brasil-China é boa para a China e benéfica para o Brasil: “Tenho certeza de que o novo governo reconhecerá que o que move os países são interesses nacionais e esses interesses é que determinam as amizades”, concluiu.

A parte de manhã na Top Farmers 2018 se completou com a realização, em paralelo, de cinco mesas redondas com debates sobre temas técnicos focados nos mais de 300 produtores rurais de grande porte presentes, promovidas por empresas apoiadoras do evento.

Marcando o encerramento Top Farmers 2018, previsões no campo da tecnologia, política e economia feitas por especialistas. A parte dedicada à tecnologia tratou do tema AGRICULTURA DIGITAL – REALIDADE DO PRESENTE E DO FUTURO, foi moderado por Leonardo Sologuren – CEO da Zeus – e teve participação de Bernardo Nogueira – líder América do Sul Growth Ventures da Bayer Crop Science – e Luis Tângari – CEO da Strider.

Os CENÁRIOS E PERSPECTIVAS ECONÔMICAS NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS foram apresentados por Zeina Latif – economista-chefe da XP Investimentos; e coube ao jornalista William Waack a apresentação dos DESAFIOS DO PRESIDENTE ELEITO.

Juntos, Latif e Waack encerraram os dois dias do Top Farmers 2018.

O evento vai promover debates de assuntos importantes, como sucessão, gestão, liderança, digitalização da agricultura, economia e política (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Em sua apresentação, Latif discorreu sobre cenário nacional e internacional, incluindo comportamento de moedas e, principalmente, do dólar, definindo o cenário externo como desafiador; e alertou para a imprescindibilidade de reformas estruturais, como fiscal e da previdência.

“Em um cenário benigno, com as reformas necessárias realizadas, outras agendas serão destravadas, como produtividade do trabalho”, comentou economista-chefe da XP Investimentos, abrindo espaço para a palestra de Waack.

Ressaltando a forma eleitoral com que o presidente eleito começará sua gestão, Waack falou sobre as dificuldades que serão enfrentadas por Jair Bolsonaro, com ênfase ao Congresso eleito, que traz em seu bojo problemas básicos.

“Esse parlamento é mais fracionado, tem menos representatividade e há deterioração dos partidos”, resumiu, frisando que será necessário formar as maiorias, contexto em que “ele é refém do Legislativo e vice-versa, e o Legislativo esquece que o presidente pode legislar por Medida Provisória”.

“O que se espera é sabedoria política e uma capacidade muito grande de entendimento de que qualquer solução é impopular. Também será necessário conciliar interesses”, afirmou ao se dizer “muito otimista com o que vem, avenidas se abriram, mas nada acontece sozinho: depende de todos nós”.

Comemorando os resultados, o Grupo Conecta – responsável pela organização e promoção do evento – garante a realização da Top Farmers 2019.

Saiba mais sobre o evento no site.