Participação feminina no agro é destaque na 41ª Expointer

Próxima edição da Expointer está prevista para acontecer de 24 de agosto a 1º de setembro de 2019

0
31

Milhares de pecuaristas e agricultoras, além de médicas-veterinárias, expositoras, competidoras de provas equestres e diversas outras profissionais participaram da 41ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.

A equipe de reportagem da RVTV esteve na exposição (veja vídeo acima) e mostrou como as mulheres estão se destacando nas mais relevantes atividades do agronegócio nacional.

Leia também: Congresso das Mulheres do Agronegócio se fortalece a cada ano

Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do governo federal, atualmente as mulheres são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento.

De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), além de justiça social, o empoderamento da mulher do campo pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta.

Mais participação no agro – Segundo estudo do Cepea/USP, o aumento da participação feminina no agronegócio ocorreu sobretudo na categoria de empregadas com carteira de trabalho assinada, principalmente entre 2009 e 2013.

Pesquisadores do Cepea destacam que essa informação é relevante, dado o perfil do agronegócio, marcado por um nível de informalidade mais alto que o médio da economia.

Quanto às características socioeconômicas das mulheres do agro, observa-se que o aumento da participação feminina no setor foi impulsionado por trabalhadoras com um maior nível de educação formal, indicando evolução positiva atrelada a empregos que demandam maior qualificação.

Saiba mais: Participação das mulheres do agro cresce; confira aqui o estudo do Cepea/USP.

A cobertura jornalística da exposição teve a participação de 297 veículos de comunicação e 1.881 jornalistas, incluindo profissionais da Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, França, China e Turquia.

A próxima edição da Expointer, em 2019, está prevista para acontecer de 24 de agosto a 1º de setembro.