Soja: colheita tem início no MT e deve se intensificar em janeiro

As negociações no spot, por sua vez, seguiram em ritmo lento

0
250
(Foto: Pixabay)

Ainda em ritmo lento, parte dos produtores da região norte de Mato Grosso consultados pelo Cepea já iniciou a colheita de soja na semana passada.

Leia também: Safra de grãos será de 238,4 milhões de toneladas, diz Conab

As atividades devem ser intensificadas na segunda quinzena de janeiro, quando sojicultores do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul também começam a colher as lavouras prontas.

Diante disso, agricultores estão atentos ao clima, tendo em vista que os níveis pluviométricos têm sido distintos em uma mesma região.

As negociações no spot, por sua vez, seguiram em ritmo lento.

De um lado, compradores consultados pelo Cepea se mostram abastecidos e fora de mercado para novas aquisições, uma vez que esperam preços menores com a intensificação da colheita da safra recorde no próximo mês.

De outro, vendedores não demonstram interesse em novas vendas e seguem apenas cumprindo contratos.

As efetivações aconteceram com mais intensidade para entrega em fevereiro de 2019.

Milho – Os preços de milho voltaram a subir, influenciados pela posição retraída de vendedores.

As negociações envolvendo o cereal são pontuais, visto que parte dos compradores consultados pelo Cepea indica estar abastecida para o resto deste ano – esses agentes aproveitaram, em semanas anteriores, a maior oferta do cereal proveniente de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Para as próximas semanas, o início da colheita da soja em algumas regiões do Centro-Oeste deve reduzir a disponibilidade de caminhões para o transporte do milho.

Esse cenário, por sua vez, pode elevar os valores do cereal, especialmente nas regiões consumidoras acompanhadas pelo Cepea.

No campo, agentes consultados pelo Cepea estão atentos ao clima seco e quente no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais – há necessidade de chuva nos próximos dias para o bom desenvolvimento das lavouras de verão.