Cana-de-açúcar vira fonte de alimento saudável no agro

0
101

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas do agro brasileiro.

Presente em nossas terras desde a colonização, a cana-de-açúcar faz parte da nossa história, e é fonte de trabalho e renda em todo o território.

Por isso, o engenheiro agrônomo Marco Ripoli desenvolveu, através da empresa Energia da Terra, a possibilidade de usar o insumo para alimentar o Brasil e o mundo.

O especialista falou exclusivamente ao programa Liderança Agro.

De acordo com Ripoli, a ideia da Energia da Terra é encurtar a distância entre o campo e a cidade, trazendo alimento de qualidade.

O diferencial, no entanto, está na disponibilidade: os alimentos comercializados já são separados em porções diárias, o que facilita o consumo.

“O que a gente compra no supermercado não vem na porção correta para o dia. Nosso foco é trazer alimento com qualidade”, ressalta.

“Geralmente nos grandes centros, a gente se alimenta mal, porque não tempos tempo. Muita gente fala de barrinhas de cereal, que não são tão saudáveis assim”, afirma.

 

Cana-de-açúcar

E no portfólio de produtos da Energia da Terra está a cana-de-açúcar pronta para o consumo, embalada a vácuo.

“A cana está disponível no Brasil o ano todo, e é um alimento que pode ser integrado com facilidade na nossa dieta”, destaca.

De acordo com o especialista, além da fibra, a cana-de-açúcar como alimento possui açúcar líquido – sua forma mais saudável.

“É energia pura, na veia, e já vem na porção para o consumo ideal. São 60 gramas, que têm 3,5 gramas de fibra e menos de 8 gramas de açúcar. É menos que uma maçã”, destaca.

Ainda de acordo com Ripoli, a cana é um alimento de qualidade, embora não seja normalmente utilizado para este fim.

“Além de energia, a cana produz detergente, combustível para aviação, ração, borracha para pneus”.

De acordo com ele, são 10 milhões de hectares para esta cultura no Brasil”.

Assista a outras entrevistas do programa Liderança Agro clicando aqui.