Um conjunto de soluções desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) para as áreas de conservação, embalagem e processamento de alimentos será apresentado ao mercado durante as Rodadas de Negócios Tecnológicos, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro de 2018, durante o IV Workshop Nichos para o Setor Agroindustrial, no Sebrae de Fortaleza (CE).

As Rodadas de Negócios Tecnológicos têm como objetivo apresentar para as empresas inscritas no evento novas soluções tecnológicas para o mercado nacional e regional, fomentando oportunidades de novas parcerias e negócios.

As soluções geradas pela Embrapa contemplam o desenvolvimento de revestimentos comestíveis e biodegradáveis para produtos in natura, técnicas de baixo custo para aumentar a qualidade higiênico-sanitária de alimentos, óleos e essências de espécies da biodiversidade brasileira, pouco exploradas e reconhecidas comercialmente, mas que representam oportunidade e renda para os diferentes elos da cadeia produtiva de alimentos.

As tecnologias e os processos a serem apresentados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos no Workshop são:

– Revestimento biodegradável para conservação do coco verde: trata-se de um revestimento comestível, que pode prolongar, para até 40 dias, a vida útil do coco verde (variedade anão-verde). O uso dessa tecnologia mantém as características nutricionais do coco natural e a água dentro dele sem alteração de cor ou sabor. Os estudos foram realizados em parceria com uma aluna de doutorado da Unicamp. A tecnologia é simples e o produtor pode aplicar em sua propriedade.

– Extração do óleo da semente de maracujá: técnica para o aproveitamento dos resíduos gerados a partir do processamento do suco e da polpa de maracujá, levando em consideração que esses resíduos são matérias-primas com alto potencial de agregação de valor na forma de novos produtos. Esse óleo é de interesse de indústrias de cosméticos, alimentos e fitoterápicos. Por requerer certos cuidados para preservação das propriedades, os estudos focaram em processos para a melhoria da qualidade do óleo.

– Aplicação de revestimento comestível e embalagem para conservação do palmito pupunha: através da tecnologia, é possível aumentar a vida útil do palmito de pupunha minimamente processado para comercialização. O revestimento proporciona, ainda, a conservação das características sensoriais do produto. Além disso, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), uma embalagem de cartão triplex, revestido com filme de polietileno em ambas as faces, que pode triplicar a vida útil do palmito que é de, no máximo, quatro a sete dias.

– Desidratação de pimentas: sistema de secagem para desidratação de pimenta dedo de moça, que possui controle da ventilação e temperatura, visando garantir um produto de qualidade.

– Construção de secador de bandejas para produção em pequena escala de frutas e hortaliças desidratadas: trata-se de um secador elétrico simples, de fácil operação, com capacidade para 30 quilos. O equipamento é de fácil construção e manejo, além de baixo custo.

Atuação da Embrapa em Nichos de Mercado

A atuação em Nichos de Mercado para o setor Agropecuário brasileiro é um dos grandes desafios tanto para a Embrapa quanto para o Sebrae.

Atuando em conjunto, essas instituições buscam desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios para segmentos de mercado diferenciados, com demandas e padrão de consumo específicos.

Muitos nichos de mercado agropecuários acompanham grandes tendências globais, que se diferenciam pela qualidade, certificação e rastreabilidade de alimentos, modo de produção e de processamento, sustentabilidade ambiental, entre outras características somadas à diversidade de consumo.

Desde 2014, a Embrapa vem promovendo o workshop de nichos de mercado com rodadas de negócios com o objetivo de apresentar ao setor agropecuário a atuação da Empresa e seus ativos.

Nesta quarta edição do evento teremos a apresentação de cerca de 50 soluções tecnológicas da Embrapa nas rodadas de negócios nos segmentos de Alimentos, Biológicos, Biotecnologia, Nanotecnologia, Ornamentais e Cactáceas.

O IV Workshop contará também com painéis sobre temas de impacto para o setor agroindustrial, envolvendo palestrantes de expressão nacional e regional no debate sobre tendências de mercado, políticas públicas, potencialidades e gargalos legais e tecnológicos para nichos do setor. A programação inclui rodadas de negócios tecnológicos, visitas técnicas e apresentação de casos de sucesso de produtos, processos e serviços resultantes de soluções tecnológicas que foram inseridas no mercado.

Serviço

Evento: IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial

Período: 7 e 8 de novembro de 2018

Local: Sebrae de Fortaleza (CE), situado à Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza/CE

Saiba mais sobre o evento no site